sábado, 20 de novembro de 2010

História do Dia Nacional da Consciência Negra.


Importância da Data
A criação desta data foi importante, pois serve como um momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional. Os negros africanos colaboraram muito, durante nossa história, nos aspectos políticos, sociais, gastronômicos e religiosos de nosso país. É um dia que devemos comemorar nas escolas, nos espaços culturais e em outros locais, valorizando a cultura afro-brasileira.  A abolição da escravatura, de forma oficial, só veio em 1888. Porém, os negros sempre resistiram e lutaram contra a opressão e as injustiças advindas da escravidão. Vele dizer também que sempre ocorreu uma valorização dos personagens históricos de cor branca. Como se a história do Brasil tivesse sido construída somente pelos europeus e seus descendente. Imperadores, navegadores, bandeirantes, lideres militares entre outros foram sempre considerados heróis nacionais. Agora temos a valorização de um líder negro em nossa historia, esperamos, que em breve outros personagens históricos de origem africana sejam valorizados por nosso povo e por nossa história. Passos importantes estão sendo tomados neste sentido, pois nas escolas brasileiras já é obrigatória a inclusão de disciplinas e conteúdos que visam estudar a historia da África e a cultura afro-brasileira.

Referências: Disponivel em: <http://www.suapesquisa.com/datascomemorativas/dia_consciencia_negra.htm>
<http://macacoted.files.wordpress.com/2008/11/1164037213.jpg> 
(acessado em: 20 de nov de 2010.  ás 13h: 20.)


Vele apena dizer que o preconceito racial é o que mais se abrange em todo o mundo, pois as pessoas julgam as demais por causa de sua cor, ou melhor, raça. Então essa realidade esta longe de acabar, por que é um povo que não aceita o outro e rejeita só pelo fato de ter um outro tipos de cor ou simplesmente de ter um cabelo diferente ao do individuo. Isso não é só preconceito do outro, mas a também a pessoa não se aceita se tornando os próprios racistas consigo mesmo.
Então o que vai fazer a diferença é a escola através da educação, só ela  poderá esclarecer a todos, sobretudo aos brancos, o que representou para a raça negra o que lhe foi imposto pelo tráfico escravista. Portanto fica uma responsabilidade para o professor em não deixar o preconceito se alargar ainda mais, repreender seus alunos no momento certo e não deixar passar despercebido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário